1º Período         2º Período         3º Período

Animais Terrestres                  Animais Aéreos                Animais Aquáticos

 

 

 

 

No 1º Período a temática foi ANIMAIS TERRESTRES

Em reunião de Assembleia de Turma foram escolhidos alguns temas que queriam estudar. As propostas foram: estudar os animais que dão nome aos grupos, animais que hibernam (porque íamos entrar no Inverno), animais que vivem no subsolo...

 

Actividade 1: Dar nome aos Grupos

Uma vez formados os grupos de trabalho para o ano lectivo 2003/2004, foi necessário dar-lhes nomes. 

  • Escolha dos nomes para os grupos
  • Ilustração e eleição das mascotes
  • Levantamento de informação sobre os animais
  • Elaboração de um cartaz (cada grupo estudou o seu animal)
  • Apresentação dos trabalhos 

                        *  Coala

                        * Cavalo

                        * Cobra

                        * Cão

 

Actividade 2: Boas vindas às Tartarugas

Aproveitando o facto de dia 3 de Outubro ser o Dia Mundial do Animal, foram adquiridas duas tartarugas para a sala... os nossos animais de estimação!

Apesar de não serem animais unicamente terrestres, houve necessidade de conhecê-los melhor.

  • Escolha dos nomes para as tartarugas (Verdocas e Bolinha Verde)
  • Pesquisa sobre tartarugas/répteis
  • Elaboração de cartaz (características da espécie, cuidados a ter...)
  • Calendarização referente ao tratamento das Tartarugas (*)

* Uma vez que vamos ter a nosso cargo dois animais, era necessário decidir quem e como ira tratá-los. Foi em reunião de Assembleia de Turma que ficou estabelecido que em cada semana haveria um grupo responsável pela alimentação (diária), limpeza do aquário (3 vezes por semana), bem como restantes cuidados necessários.

 

 

Actividade 3: Animais que Hibernam

Estávamos no Inverno e por isso fomos estudar os animais que hibernam.

  • Compreender o fenómeno Hibernação (Ficha informativa *)
  • Levantamento dos animais que hibernam (TPC)
  • Esclarecimento de dúvidas (pesquisa na biblioteca, escrita de e-mail a veterinária...)
  • Estudo de algumas espécies (*)
  • Visionamento de vídeos sobre o tema (*)
  • "Histórias de Hibernar..." Escrita de histórias em que as personagens são animais que hibernam e fazem-no na história. (*)

 

Actividade 4: Animais que vivem no subsolo

Para esta actividade escolhemos a formiga. Um animal que vive no subsolo e que tem um modo de vida em grupo muito interessante.

  • Visionamento de um filme sobre o modo de vida destes animais (*)
  • Elaboração de uma ficha/guião sobre o filme (*)

 

 

No 2º Período os ANIMAIS AÉREOS formam os escolhidos e estudados. 

Aproveitando o facto de o último animal terrestre a ser estudado ser a Formiga, vimos o filme "Uma Vida de Insecto", em que  a personagem principal é uma formiga.  Foi a partir deste filme que foram escolhidas todas as outras actividades de trabalho relacionadas com os insectos. 

 

Actividade 5: "Uma Vida de Insecto"

  • Visionamento do filme: "Uma vida de Insecto"
  • Escrita de textos sobre o filme
  • Levantamento de insectos para estudar
  • Levantamento de algumas características de cada uma das personagens da história

 

Actividade 6: As Abelhas

  • Visionamento de um filme sobre o modo de vida destes animais (*)
  • Trabalho colectivo sobre: características das abelhas, modo de vida... (*)
  • Trabalho de expressão plástica sobre a sua fisionomia (pintura a aguarela + recorte e colagem)

 

Actividade 7: Joaninhas, borboletas, moscas, gafanhotos

  • Cada grupo de trabalho fez o estudo de um insecto, com base em fichas informativas, pesquisas feitas em casa e vídeos (*)
  • Apresentação do trabalho em acetato 
  • Debate de ideias
  • Trabalho de Expressão Plástica sobre a metamorfose sofrida por estes animais

 

 

Actividade 8: Os animais do nosso grupo

Apesar da escolha dos nomes de grupo ter sido feita logo no início do período, o estudo destes animais foi feito depois do estudo dos Insectos.

O grupo Borboleta, como já tinha feito o estudo sobre esse insecto, fez um trabalho relacionado com as Características Gerais das Aves.

                 * Abutre

                 * Borboleta

                 * Gaivota

                 * Águia

 

  • Ilustração e eleição das mascotes

  • Pesquisa de dados sobre os animais que escolheram para nome dos grupo (em livros e na Internet)

  • Elaboração de um questionário (*)

  • Apresentação dos trabalho à turma

 

Actividade 9: Mamíferos que voam

Uma vez estudados os insectos e algumas aves, passou-se ao estudo de um mamífero, cujas características se cruzam com as das aves, o Morcego.

  • Visionamento de um vídeo sobre o modo de vida destes animais (*)

  • Leitura e interpretação de ficha de uma ficha informativa (*)

  • Debate de ideias

 

Actividade 10: Aves que não voam

Quem não considera os pinguins uma fofura? Quem resiste àquele andar engraçado?

Os Pinguins são aves irresistíveis... 

Uma vez que são aves que não voam e que despertam nas crianças imensa simpatia e curiosidade, foi escolhida como actividade final do 2º período. Foi desta forma que fizemos a transição para os Animais aquáticos.

  • Visionamento de um vídeo sobre o modo de vida destes animais (*)

  • Elaboração de um questionário sobre o vídeo (*)

  • Debate de ideias

 

 

Actividade 11: Página do Jornal da Escola

Aproveitando toda a aprendizagem feita ao longo deste período a proposta para a página do Jornal "Pingo de Gente" foi escrever algumas curiosidades sobre os animais aéreos estudados (insectos, aves e mamíferos)

  • Escrita de frases

  • Ilustração da folha

  • Propostas e votação para o nome da página do 2ºC

O nome vencedor foi: Bate Asas. (*)

 

 

No 3º Período os nomes dos grupos de trabalho foram de novo alterados. Desta vez o tema foi  ANIMAIS AQUÁTICOS.

                 * Tubarão-Martelo

                 *  Peixe-Balão

                 * Orca

                 * Raia

 

Actividade 12: Dar nome aos Grupos
  • Escolha dos nomes para os grupos
  • Ilustração e eleição das mascotes
  • Pesquisa em livros, fichas informativas e Internet
  • Programa "TV dos Animais"- dentro de cada grupo de trabalho (dois a dois), escreveram e filmaram uma entrevista aos animais que dão nome aos grupo
  • Visionamento da TV Animal
  • Debate de ideias

 

Actividade 13: Características dos Peixes

Uma vez estudados os animais dos grupos houve necessidade de "arrumar as ideias" em relação aos PEIXES, fazendo a distinção entre peixes Ósseos e cartilagíneos (*)

 

 

Actividade 14: O nosso Mar

Ao longo  do 3º período foi sendo construído um cartaz alusivo aos Animais Aquáticos. Cada espécie estudada, foi ilustrada e acrescentada no cartaz.

Os primeiros animais a fazer parte deste mar formam os animais que dão nome aos grupo.

 

 

Actividade 15: Visita de Estudo ao Oceanário de Lisboa

  • Preparação da visita de estudo - arrumar ideias acerca dos animais aquáticos que já tínhamos estudado (peixes ósseos, cartilagíneos e mamíferos)
  • Visita de estudo - actividade "Mamíferos Marinhos", dinamizada por uma bióloga do Oceanário 
  • Texto Colectivo sobre Amália e Eusébio, as lontras do Oceanário
  • Trabalho de Expressão Plástica: modelagem em barro

 

 

Actividade 16: Mamíferos Aquáticos

Depois da ORCA ter sido apresentada, imediatamente surgiram mais nomes de mamíferos que vivem na Água.  Uma vez que na ida ao Oceanário também havia sido abordado o tema, partimos para um levantamento de características de alguns destes animais.

  • Levantamento de nomes de mamíferos aquáticos
  • Preenchimento de uma ficha de identificação de um deles, à escolha(*)
  • Estudo do ORNITORRINCO... um mamífero muito curioso!(*)

 

  • Invenção de um animal com características de outros já estudados
  • Preenchimento de ficha de identificação (*)
  • Leitura e apresentação do animal inventado

 

 

Actividade 17: Quem são os Moluscos?

Proposta de Trabalho para Férias

Apesar de já saberes que o POLVO, a LULA e o CARACOL pertencem ao grupo dos moluscos, ainda não tivemos tempo de os estudar. Durante as tuas férias poderás fazê-lo consultando alguns textos e imagens que seleccionei para ti. 

 

http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Animais&ID=888

(informação e imagens sobre a lula)

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Animais&ID=1097

(informação e imagens sobre o polvo)

http://curlygirl.no.sapo.pt/gastropodes.htm

(Informação e imagens sobre o caracol)

 

Mãos na Massa

Depois de consultares estas páginas sobre alguns dos moluscos mais conhecidos, podes fazer uma ficha sobre cada um com os seguintes tópicos:

 

> Nome do animal

> Como é o seu corpo?

> Onde vive?

> O que come?

> Como se defende dos inimigos?

> Outras curiosidades.

 

 

Actividades para fazer com ajuda dos Pais e/ou Amigos

http://homepage.oninet.pt/821mdh/Por/Origami/Animais/caracol.htm

(Origami "caracol" - Uma actividade gira que podes fazer com ajuda dos teus pais/amigos!)

http://netdays.dapp.min-edu.pt/netdays2000/hp13/tra98_99/jtradic/caracol.htm

(Jogo do Caracol)

 

Voltar ao Início

Ir para página 3